Frechal Construção - Qualidade em Pinturas | Conheça a função de cada profissional em uma construção
15588
post-template-default,single,single-post,postid-15588,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Conheça a função de cada profissional em uma construção

Conheça a função de cada profissional em uma construção

O setor da construção civil passa por um processo de modernização acelerada, fruto da automação e da adoção de novas técnicas. Quem olha para um canteiro de obras se surpreende com a movimentação intensa de máquinas e de operários. A atuação de cada um deles segue um roteiro previamente ajustado, no qual cada profissional tem funções e tarefas bem definidas.

Confira abaixo um resumo sobre a função de cada profissional no canteiro de obras, que separamos para vocês

ARQUITETO

O arquiteto é ponto de partida de qualquer construção. Ele define como o trabalho será realizado, elabora projetos, desenvolve estudos preliminares e desenha plantas detalhadas, com previsão das instalações elétricas e hidráulicas.

ENGENHEIRO

Atua como executor do projeto preparado pelo arquiteto. Ele chefia a equipe e dá as orientações necessárias aos profissionais no canteiro de obras.

MESTRE DE OBRAS

Coordena as atividades em toda a obra. É responsável pelo acompanhamento dos profissionais no canteiro, fazendo a ligação entre engenheiro e equipe de operários. Além disso, verifica planilhas de material, monitora compras, supervisiona a qualidade do serviço e controla prazos.

PEDREIRO

Profissional responsável por dar forma ao projeto elaborado pelo arquiteto. Em uma obra é possível encontrar pedreiros especializados na execução de tarefas específicas, como construção, pisos, acabamento e alvenaria.

SERVENTE OU AUXILIAR

Atua como assistente do pedreiro, cabendo a ele tarefas como preparar a massa, remover material ou carregar entulho. A ocupação é a porta de entrada no mercado de trabalho da construção civil.

CARPINTEIRO

Cuida de todas as tarefas que envolvem o uso de madeira. Ele prepara andaimes, arma tapumes, executa a montagem de formas e esquadros, além de cortar peças.

ARMADOR DE FERRO

Corta e molda estruturas, vergalhões e ferragens em geral.

PINTOR

Um dos operários envolvidos na etapa de acabamento da obra. Em diversos canteiros há a divisão do trabalho por conta da especialização profissional: pintura de exteriores, interiores, texturização, predial ou comercial.

ELETRICISTA

Responsável pela instalação de conduítes, interruptores, tomadas e pela passagem da fiação pelas paredes da construção.

ENCANADOR

Cabe a ele configurar toda a rede hidráulica da construção.

Em suma, o canteiro de obras abriga ainda diversos profissionais envolvidos na etapa de acabamento de uma construção. São ceramistas, marmoristas, serralheiros e telhadistas, por exemplo. Há também operadores de máquinas e equipamentos, como guindastes, guinchos, máquinas de terraplanagem, etc. O mais importante são profissionais qualificados e materiais de boa qualidade, para resultados eficientes de trabalho!

[/vc_column][/vc_row]

Sem Comentários

Post A Comment